Em dezembro, confiança do empresário industrial cai pelo terceiro mês seguido, aponta CNI

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), caiu 2,5 pontos na passagem de novembro para dezembro — de 52,6 para 50,1 pontos — marcando o terceiro mês consecutivo de queda do indicador. 

“Ao cair de um patamar acima da linha divisória de 50 pontos para um patamar praticamente sobre a linha entre novembro e dezembro, o ICEI indica uma transição de um estado de confiança para um estado neutro, onde não há confiança, tampouco falta dela”, explicou o relatório da CNI publicado no dia 11 de dezembro. 

Dentre os dois componentes do indicador de confiança — o Índice de Condições Atuais e o Índice de Expectativas, que quantificam a percepção dos empresários industriais em relação aos próprios negócios e à economia do país — ambos recuaram em dezembro, especificou a Confederação. 

O Índice de Condições Atuais caiu 1,8 ponto no último mês de 2024, ante novembro, ficando em 46,5 pontos. “A avaliação dos empresários é que as condições atuais da economia brasileira estão se tornando mais negativas na comparação com o primeiro semestre e as condições atuais das empresas migraram de um patamar positivo para um patamar neutro entre novembro e dezembro”, destacou o boletim da entidade. 

O Índice de Expectativas, por sua vez, recuou 2,8 pontos na passagem de novembro para dezembro, ficando em 51,9 pontos. “As expectativas sobre os próximos seis meses da economia brasileira se tornaram mais negativas, enquanto as expectativas dos empresários acerca dos próximos seis meses de suas próprias empresas também recuaram, mas seguem positivas”, enfatizou a CNI

Esses e demais números a respeito da evolução do Índice de Confiança do Empresário Industrial constam na íntegra do relatório publicado pela Confederação Nacional da Indústria. Para o levantamento, foram ouvidas 1.219 empresas, sendo 469 negócios de pequeno porte, 464 empreendimentos de médio porte e 286 empresas de grande porte.