Compliance da Empiricus evolui após case Bettina

Após o episódio envolvendo a campanha de Bettina Rudolph, a Empiricus apresenta a evolução do seu compliance. Relembre o caso e entenda mais sobre a nova postura da empresa.

Em março Bettina ficou conhecida pelo anúncio da Empiricus em que afirmava ter feito mil reais se transformar em 1 milhão de reais em três anos investindo na bolsa. No comercial, a copywriter diz ter recebido apenas os conselhos estratégicos da empresa para obter a quantia.

Por conta da campanha, a companhia recebeu uma série de sanções das reguladoras. O Procon aplicou uma multa, o Conar pediu a retirada do anúncio e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) determinou regras para a publicidade produzida pelas empresas de análise financeira.

O pedido de desculpas

Seis meses após a viralização do vídeo, a Empiricus cria nova campanha, agora para se retratar com o público. Na produção, Bettina pede desculpas pela relação ter iniciado de maneira errada, uma vez que foi repassada a informação equivocada de que seu patrimônio aumentou rapidamente ou de forma fácil.

A copywriter ressalta que mesmo na versão curta do anúncio, que viralizou, deveria ter ficado mais claro que foram feitos outros aportes no meio do caminho. Também afirma que nem ela, nem a Empiricus ganharam nenhum real com a exposição.

Apesar da retratação, o ponto-chave do vídeo é o desenvolvimento do departamento de compliance da companhia. O compliance é o setor da empresa cuja finalidade é assegurar que os processos e comunicações estejam em conformidade com leis, regulamentações e normas.

Nesses seis meses, a companhia avançou bastante nos processos internos, quanto na comunicação externa. A equipe foi reforçada com profissionais ainda mais técnicos para compor o time de pesquisa sobre investimentos mais capacitada do país.

Todo esse esforço foi para desenvolver um departamento de compliance sólido, se tornando referência para o segmento editorial sobre finanças. Atualmente, nenhuma empresa de conteúdo com o tema investimentos possui um compliance tão bem estruturado no Brasil, muitas outras nem sequer possuem tal departamento.

Além disso, a Empiricus se aproximou muito dos reguladores do mercado editorial e de capitais, em especial da CVM, cumprindo as exigências da entidade. Entre elas a exposição de alertas de riscos de operações em todos os relatórios e comerciais veiculados.

A empresa apresentou melhores práticas, aumentando o reconhecimento do público. Localizada na Avenida Faria Lima, principal centro financeiro do país, a empresa já possui 10 anos de mercado. Hoje, conta com cerca de 360 mil assinantes e mais de 300 profissionais para produzir relatórios cada vez mais assertivos.