Uma nova visão para a assistência à saúde: par de óculos que mede níveis de glicose

Um grupo de pesquisa da universidade da Califórnia em São Diego, estão desenvolvendo um par de óculos capaz de medir os níveis sanguíneos de glicose, álcool e vitaminas, tendo como amostra biológica necessária apenas uma lágrima do paciente. Os dados então são enviados por bluetooth, para o computador ou celular. Uma das participantes deste trabalho foi a pesquisadora brasileira Laís Canniatti Brazaca, que participou da pesquisa quando ainda era uma doutoranda do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo, e, hoje, é pós-doutoranda no Instituto de Química de São Carlos.

O dispositivo funciona, pois, dentro da plaqueta dos óculos, é inserido um dispositivo micro fluídico e super hidrofóbico, que é modificado para cada enzima específica, então, se, por exemplo, o paciente deseja medir seus níveis de glicose, ele deve selecionar o tipo de medição que deseja realizar, inserir o dispositivo, contendo a enzima glicose-oxidase, na plaqueta dos óculos Ela também possui um bastão, com um produto sensível ao olho, para estimular a produção de lágrimas. Assim que a amostra biológica entrar em contato com o biossensor, presente nos óculos, a reação irá ocorrer, produzindo uma variação na corrente do eletrodo, e, então, os dados serão enviados, via bluetooth, para um dispositivo móvel facilitando a leitura dos resultados.

Considerando que as plaquetas dos óculos podem ser alteradas, possibilitando a leitura de mais de um analito biológico, as aplicações desta tecnologia são imensuráveis. A partir do momento que tenhamos uma enzima confiável para a detecção, a aplicabilidade é infinita. Hoje, apenas com as aplicações que citamos anteriormente, já existem milhões de pessoas no mundo que se beneficiariam do uso destes óculos, para o acompanhamento e a manutenção de suas condições clínicas, além de uma melhora considerável na qualidade de vida. Os diabéticos, por exemplo, não precisariam mais comprar os dispositivos invasivos que necessitam de um furo no dedo para obtenção de sangue para o teste, apenas com uma lágrima já teriam uma resposta confiável e segura de seus níveis glicêmicos para o tratamento.

Se você tem interesse em saber mais sobre notícias sobre este dispositivo, basta clicar no link