A presença digital da diretora da Vogue Brasil Donata Meirelles

Donata Meirelles sempre figura nas páginas da mídia especializada em mídia, seja física ou digital. Ela também tem perfis nas principais redes sociais, em que milhares de seguidores acompanham o que posta. Conheça um pouco da presença digital da diva.

Encontro com blogueiras

Durante a última Semana de Moda de São Paulo, Donata recebeu algumas blogueiras no QG do F*Hits no Hotel Unique. No encontro, ela falou sobre o início da carreira, quando começou a trabalhar na loja de luxo Daslu, na década de 90. Foram 23 anos atuando, inicialmente como vendedora e depois diretora geral.

Hoje ocupa o cargo de diretora de estilo da Vogue Brasil fala que as viagens, lugares que visitou e pessoas que conheceu foram fundamentais para o trabalho. Essa experiência ajudou a trazer novos olhares e enfoques para a revista. Para Donata Meirelles a mistura caracteriza a mulher brasileira e se pode obter um bom look sabendo dosar seu estilo com as tendências de moda.

Donata também contou as blogueiras que os anos de moda influenciaram a filha, Helena Bordon. Ela cresceu no meio da moda, brincava com as roupas da mãe, fingia ser vendedora da Daslu e tudo isso foi determinante para o foco na carreira de Helena. Hoje, juntamente com Luciene e Marcella Tranchesi tem sua própria marca de roupas e acessórios, a 284.

As blogueiras queriam saber em detalhes o look de Donata. Na ocasião estava com anabela Louboutin, camiseta 284, jaqueta Dolce & Gabbana, calça Zara, pulseiras e uma fita no pulso com pingente. A pulseira foi motivo de risos, já que ela confidenciou que o acessório a acompanha em todos os lugares que vai, inclusive nos bailes de gala.

Redes sociais

Donata Meirelles foca sua presença nas redes no Instagram, cujo perfil tem milhares de seguidores. Lá ela posta fotos do seu cotidiano, dos jantares, apresenta algumas combinações de roupas, publicações da Vogue, entre outras postagens. Já em seu perfil no Facebook, as postagens têm um teor mais informativo.

Muitas das publicações estão ligadas aos eventos beneficentes que Donata participa. Ela sempre é fotografada em bailes de gala como o Baile anual da AmfAR, o Inspiration Gala da AmfAR. Em uma das edições realizadas em São Paulo, Donata adquiriu um item do leilão pela quantia de 50 mil dólares em prol da entidade.

A AmfAR é uma instituição internacional sem fins lucrativos que atua no fomento e apoio de pesquisas para a cura da Aids.

Donata também é figura cativa nos bailes de gala da BrazilFoundation, ong brasileira que promove uma série de ações sociais em todo o país. Na última edição da noite de Gala da ONG, além dela e o esposo, Nizan Guanaes, estavam presentes muitos artistas e pessoas influentes como Gloria Maria, Fernanda Gentil, Ana Botafogo, Flavia Alessandra e muitos outros.

Daslu

Donata começou na boutique em 1990 como vendedora. Com a passar do tempo ocupou o cargo de diretora geral, sendo responsável por coordenar mais de 400 colabores da empresa. Ela ressalta que nunca foi sócia da empresa, mas sim a pessoa que escolhia as marcas de fora que seriam vendidas pela boutique, depois que o governo abriu as portas para as importações.

Nesse período, tornou-se uma espécie de braço-direito da antiga dona da Daslu, Eliana Tranchesi. Juntas viajavam para diferentes destinos, tanto para negociar com as marcas, quanto para comparecer aos principais desfiles de moda do mundo.

Em uma dessas ocasiões levaram as filhas e enquanto trabalhavam, as meninas se divertiam na sala ao lado. Era um desfile dos estilistas italianos Dolce & Gabbana e as meninas brincavam de fazer de conta que pediam peças únicas para os dois.

Vogue

Após um período considerado sabático na Daslu, Donata descansou um pouco e aceitou o convite de Daniela Falcão para trabalhar na publicação brasileira da Vogue. Sua missão era a de trazer a visão da leitora para a revista e mesmo sem formação em jornalismo, ela se saiu muito bem.

Já são mais de seis anos como diretora de estilo, cargo até então na Vogue Brasil. Donata também apresenta ao programa Quero Já, exibido no canal da Vogue. Nos últimos anos, ela afirmou ter mergulhado de cabeça nos eventos promovidos pela revista no país. Para isso, ela e outros profissionais viajam promovendo ações, workshops, palestras e etc.

Em um desses eventos, ocorrido na capital de Goiás, Goiânia, o público presente superou as 70 mil pessoas em um só dia. O sucesso foi grande, principalmente para os lojistas que fizeram ações promocionais paralelas. Eles lucraram mais do em muitas épocas, perdendo só para o natal.

Em 2017, Donata Meirelles foi matéria da revista Forbes. Ela e outras brasileiras fizeram parte da lista das 40 brasileiras mais poderosas por sua contribuição ao segmento de moda. Na lista, mulheres fortes, que desempenham papéis fundamentais em grandes organizações, que ditam moda, lutam por melhores direitos e despertam atitudes positivas.