Por que escrever um post longo?

A duração de um artigo para publicar no blog? Resposta usual: depende. Há postagens que precisam de espaço para definir cuidadosamente o tópico e outras que podem ser esgotadas em poucas linhas.

O comprimento não é um fator discriminatório se eu não considerar o contexto. Escrevo um longo post e obtenho zero resultados, no dia seguinte publico um pensamento de 300 palavras e destruo a internet. O post dedicado ao Moncler me fez ganhar 50 mil visitas em um dia (além de vários links) e é miserável.

Um artigo deve ser longo o suficiente para fornecer ao leitor todas as informações necessárias. Uma postagem de Seth Godin que tem poucas palavras pode ter os mesmos resultados de um tutorial do Moz: elas atendem necessidades diferentes, em ambos os casos elas são conteúdo de qualidade para os leitores.

Mas por que escrever um post longo? Existe alguma razão particular que deveria me empurrar para essa solução? Há algumas pesquisas que devem responder a essa pergunta.

Posicionamento no Google – De acordo com o CoSchedule, o conteúdo longo é melhor posicionado. O Google sabe a necessidade de as pessoas obterem respostas imediatas, mas entende que precisamos ir mais fundo. Veja o diagrama: os primeiros 5 resultados têm uma média de 2.000 palavras, imediatamente depois daqueles com uma média de 1.400.

Posts longos estão no topo da lista. Mas tenha cuidado: os conteúdos mais longos não são necessariamente os primeiros e não são garantia de posicionamento. Ainda na busca pelo CoSchedule, conteúdos com mais de 2.000 palavras foram posicionados no topo apenas para duas palavras-chave.

Assim, pelo menos para este estudo, é errado falar sobre a correlação entre o conteúdo longo e o posicionamento de notícias: há outros fatores a serem considerados. Como, por exemplo, autoridade.

A autoridade de um domínio em um determinado setor tem um papel decisivo. A duração de um conteúdo é um fator importante, mas não é sinônimo de posicionamento. Não é suficiente escrever muito para estar lá. Em todo caso, sugiro aprofundar: é o post perfeito curto ou longo?

Compartilhamentos e links – Agora é Neil Patel quem está dando força aos conteúdos encorpados. De acordo com sua pesquisa, de fato, há uma ligação entre o comprimento de posts e o número de ações. Ele pegou mais de 300 posts em seu blog e os dividiu em dois grupos: mais e menos de 1.500 palavras.