Donata Meirelles informa sobre as tendências mais surpreendentes das semanas de moda internacionais

Os primeiros meses do ano são de grande agitação no ramo da moda, pois é quando acontecem alguns dos desfiles mais aguardados, das principais grifes do mundo. Cada metrópole, Nova York, Londres, Paris, São Paulo e etc, conta com as suas próprias tendências, mas e entre tudo o que foi apresentado nas passarelas e na moda de streetstyle, o que causou mais surpresa e expectativa? Confira a seguir 9 trends que se sobressaltaram em 2019.

  1. Botas com glitter

Aqueles que chegaram a pensar que os modelos de botas com glitter eram coisa do passado, estavam enganados. Durante o seu desfile para a coleção de verão 2019, a grife francesa Dior apostou alto nessa tendência, apresentando não somente um, e sim seis modelos repletos de glitter. O trend foi escolhido pela equipe de criação da marca para acompanhar a temática circense da nova coleção, reporta Donata Meirelles, e por conta disso foram utilizadas estampas divertidas, como estrelas e outros elementos que remetem ao circo, e tonalidades fortes, como prata, preto e branco.

  1. Bonés

No rol das tendências trazidas diretamente dos anos 2000, os bonés são um dos grandes destaques, e apareceram com grande frequência no streetstyle de Londres, Nova York e Paris. Considerado um item fashion e versátil, que é capaz de proteger o rosto do sol ou ainda espantar o frio no inverno, os bonés unem estilo e funcionalidade, razão pela qual tem sido incorporado no guarda-roupa de diversas influenciadoras. No dia a dia, esse item com pegada esportiva consegue deixar o look mais moderno e descontraído, sem perder a elegância quando combinado com peças mais formais, como roupas de alfaiataria.

  1. Coral

Depois de ser anunciada no final de 2018 como a cor do ano que estava para começar, já era de se imaginar que o coral apareceria bastante em 2019, contudo, as expectativas certamente foram superadas. Esse tom de laranja rosado fez muito sucesso nas passarelas de Londres e Milão, e também no streetstyle das duas metrópoles, incluindo nos looks de inverno. Apesar de ser uma cor quente, o coral demonstrou que funciona perfeitamente em casacos, tricôs e conjuntos de calça e blazer, tornando as produções mais alegres e descoladas.

  1. Transparência

Indo contra a crença de que o inverno é a temporada em que o corpo precisa estar mais coberto, várias grifes apresentaram desfiles com peças transparentes, como foi o caso da Prabal Gurung, Carolina Herrera e Zadige & Voltaire, informa Donata Meirelles. Para encaixá-la devidamente na coleção, os estilistas optaram por usar a transparência em alguns detalhes, ou então em itens por baixo de sobreposições, especialmente itens de alfaiataria, o que criou um contrate bastante interessante entre peças mais formais com a sensualidade do transparente.

  1. Strass

Muito além dos acessórios, o strass surgiu nas coleções de outono-inverno europeias também nos acabamentos de várias peças. Em itens do dia a dia, o strass pode ser encontrado nas alças e nas golas de vestidos e camisas, por exemplo. Já nos looks noturnos, os vestidos e conjuntos inteiramente de strass mostraram que o brilho está em alta no ano de 2019. Diversas grifes apostaram pesado nessa tendência, como foi o caso das elegantes Christopher Kane e Burberry.

  1. Athleisure

Esse importante trend de streetstyle já existe há algum tempo, mas tem se tornado cada vez mais popular entre fashionistas, atrizes, cantoras e grandes influenciadoras, no geral. Por conta disso, não é raridade observar essas personalidades com itens esportivos no look do dia a dia, como tops de ginástica, calças com listras nas laterais e casaco de moletom. A tendência de incorporar peças com um viés esportivo em produções fora da academia está ganhando muitas adeptas, pois esta é uma moda confortável, versátil e cheia de estilo.

  1. Meias acima do joelho

Após ser moda entre os roqueiros e os skatistas, por exemplo, a tendência da meia acima do joelho reapareceu com uma pegada mais colegial e clássica, com o intuito de tornar os looks mais femininos e delicados. Geralmente lisas mas em diferentes tonalidades, como preto, branco, rosa claro e cinza, esse modelo de meias pôde ser bastante visto no streetstyle das grandes metrópoles, sendo usado pelas fashionistas com vários tipos de calçado, como tênis, botas de cano baixo e alto, ou ainda com sandálias de salto, uma combinação considerada fora do comum e elegante.

  1. Bolsa-almofada

Possivelmente o trend mais polêmico do outono-inverno 2019 foram as bolsas no modelo almofada, uma proposta da Maison Margiela que em pouco tempo virou febre e apareceu, de forma similar, em outros desfiles e também no streetstyle, reporta Donata Meirelles. Uma das razões que levou a popularidade desse acessório é o fato das bolsas de mão estarem em alta no momento, mas além disso, a versatilidade desse item, que funciona tanto com produções mais pesadas, como também com looks que seguem a linha casual, também foi um ponto importante ao seu favor.

  1. Tiaras

Uma das tendências exclusivas de 2019 é a tiara, que há tempos não era vista nas passarelas e voltou com tudo na nova coleção de grifes do porte da Miu Miu e da Prada. Com muito glamour e personalidade, o item convenceu nas passarelas, demonstrando que é possível adaptá-lo a diferentes estilos. Seja através de um modelo aveludado e clássico, ou uma versão maior e mais conceitual, as tiaras são o tipo de acessório que exala requinte, e não por acaso são um dos itens queridinhos da realeza.