Prós e contras da computação em nuvem

A computação em nuvem traz grandes vantagens, especialmente para pequenas e médias empresas: a aquisição de uma infraestrutura própria de TI, incluindo servidores, é cara, custa muito dinheiro e exige manutenção constante mais tarde – isso requer pessoal especializado que também precisa ser pago. Além disso, na melhor das hipóteses, o data center cresce com os negócios e isso não funciona da maneira tradicional. Em vez disso, os tomadores de decisão compram novos equipamentos em ciclos definidos, estimando as necessidades futuras. Em outras palavras, mais recursos são geralmente comprados do que realmente necessários.

Mas sem um data center, a maioria das empresas não pode mais agir. Uma solução baseada em necessidades fornece a computação em nuvem: A aquisição e a manutenção do hardware e notícias são então assumidas pelos profissionais e, na própria empresa, são apenas terminais simples e baratos para os funcionários necessários para acessar a oferta de computação em nuvem. Além disso, os farms de servidores profissionais, usados ​​pelos provedores de nuvem, geralmente são muito mais protegidos como poderia ser feito no local internamente: a equipe de segurança protege o sistema contra a invasão física de estranhos, os profissionais protegem os servidores contra ataques digitais e os especialistas em segurança contra incêndios garantem que nenhum incêndio possa destruir os dados. Além disso, muitos provedores de computação em nuvem fornecem backups obrigatórios de todos os dados.

Mas o sistema de computação em nuvem também tem suas desvantagens, razão pela qual muitas empresas ainda estão evitando usá-lo. Então, para algumas empresas, a falta de customização é motivo para rejeitar o modelo. É com os provedores de nuvem diferentes às vezes mais, às vezes menos dependentes de suas configurações. Em geral, um também é dependente: se o provedor interromper sua operação, inevitavelmente haverá um problema. Você também depende de uma forte conexão com a internet. Se isso for muito lento ou falhar regularmente, os funcionários não poderão trabalhar de forma eficaz com a computação em nuvem.

Mas as maiores preocupações provavelmente desencadearão a questão da privacidade. De duas maneiras: Embora seja verdade que os dados estão seguros no site, mas uma transmissão pela Internet é sempre um risco de segurança. O outro problema de segurança de dados geralmente tem a ver com a localização do data center.