Crimes virtuais exigem cuidados do internautas

No mundo virtual diversos são os conteúdos que podem atrair a atenção de usuários de tecnologia, no entanto, é preciso ter cautela com alguns comportamentos que não trazem segurança. Muitas vezes clicar em mais um link pode parecer uma ação inofensiva, mas as consequências que podem surgir originam vários danos para um internauta.

Os golpes financeiros atualmente se aproveitam do alcance das redes sociais para causar grandes prejuízos. Por isso, ao usar diversos recursos tecnológicos é indispensável verificar links e promoções que oferecem grandes vantagens.

As redes sociais em geral disponibilizam meios para denunciar ações inadequadas. O Facebook, por exemplo, permite relatar algum conteúdo que infrinja direitos ou provoque algum desconforto, entre os casos estão perfis falsos, crimes cibernéticos sexuais, eventos inadequados, entre outros.

Antes de compartilhar algum conteúdo que envolva promoções, vantagens ou notícias polêmicas, é preciso verificar a veracidade das informações. Concursos públicos e eventos devem ter seus dados confirmados, dependendo da importância do conteúdo é necessário entrar em contato com o responsável.

Divulgar informações sobre golpes financeiros ou outros danos causados por vírus, é essencial para evitar o crescimento dos prejuízos. Alertar para a pessoa que enviou a mensagem sobre o perigo presente, irá parar a disseminação desses golpes pela internet.

Antes de permitir que um aplicativo obtenha certas permissões sobre as suas informações é importante ter certeza de que o aplicativo é de confiança. Existem empresas que podem usar determinadas informações de maneira inesperadas, sem que o usuário tenha consciência.

Verificar como está configurada a privacidade de perfis nas redes sociais trará mais confidencialidade. Limitar o que as outras pessoas podem ver trará mais segurança  caso alguém pretenda usar informações para aplicar um golpe.

Dependendo do nível de conteúdo, perguntar se um amigo pode ser marcado em uma postagem irá evitar desentendimento e exposição involuntária.

Os arquivos antes de serem compartilhados e enviados devem passar por uma análise da confiança da fonte.

Atualizar os sistemas operacionais tanto do celular quanto do computador fará que as proteções se tornem maiores, além disso correções dos códigos são feitas. Fazer backup é outra forma de garantir a integridade dos dados.