Qual a diferença entre liderança e gestão?

Embora gestão e liderança sejam conceitos distintos, há uma sobreposição natural entre as habilidades que eles exigem.

Práticas de gestão e liderança já foram apenas um assunto para sitcoms de TV – David Brent do Office, um mestre de ‘falar de gestão’, foi comemorado como um exemplo de tudo o que é ruim sobre os patrões.

Mas notícias recentes, como os que dizem respeito à BBC, NHS e ao setor bancário, forçaram o debate sobre gestão e liderança na agenda. Empregadores e políticos estão agora perguntando como nossos órgãos públicos e privados devem ser organizados – e como podemos preparar a próxima geração de líderes.

A chave para o problema é entender a diferença entre gestão e liderança, diz John Kotter, professor de liderança da Universidade de Harvard , Konosuke Matsushita . Ele teme que com muita frequência os empregadores usem os termos como sinônimos.

“A gestão é um conjunto de processos que mantêm uma organização funcionando. Eles fazem com que funcione hoje – eles atingem os números deste trimestre. Os processos são sobre planejamento, orçamento, pessoal, esclarecimento de empregos, medição de desempenho e solução de problemas quando resultados não vá planejar. ”

Liderança é muito diferente. “Trata-se de alinhar as pessoas à visão, o que significa adesão e comunicação, motivação e inspiração.”

Churchill é um ótimo exemplo de líder, mas ele não é gerente. “Ele não é amado porque fez a função da burocracia.”

Se uma organização é gerida de forma eficaz, a liderança e a gestão irão existir em conjunto, acrescenta Jonathan Gosling, professor de estudos de liderança na Universidade de Exeter Business School . Ele aponta para a técnica de gerenciamento conhecida como definição de metas – um conceito que só funcionará quando a boa liderança estiver presente.

“A definição de metas é uma técnica de gerenciamento usada para concentrar a atenção em certas atividades. Um hospital, por exemplo, pode definir metas em torno dos tempos de espera”.

Para que este exercício funcione, alguém dentro do hospital deve mostrar liderança enfatizando a importância da atividade. “Neste exemplo, o objetivo mais amplo é ajudar os pacientes a levar uma vida melhor. Um líder precisa inspirar os funcionários mostrando como o cumprimento de uma meta pode contribuir para esse objetivo. Eles também precisam pensar em novas maneiras de alcançar essa meta.”