Liderança vs. Gestão – Entendendo as Diferenças

Uma das principais discussões no mundo de hoje é centrada na correlação entre gestão e liderança. Há pessoas que falam sobre os dois sistemas como intercambiáveis, enquanto muitos acreditam que os dois são formas inerentemente diferentes de operar.

Para entender as diferenças entre liderança e gestão, é essencial examinar as definições das práticas. O Dicionário Oxford define gerenciamento como “ o processo de lidar ou controlar coisas ou pessoas ”. A prática geralmente está ligada a palavras como dirigir, controlar, organizar e planejar . O objetivo da gestão é garantir que o grupo específico de pessoas se mova em harmonia com os objetivos estabelecidos. Sob gestão, as metas de economia são estabelecidas e os processos para alcançá-los são identificados pela gerência. O objetivo é atingir esses objetivos da maneira mais eficiente possível.

Em um artigo do Guardian, John Kotter, professor de liderança na Universidade de Harvard, definiu a essência da administração como “ um conjunto de processos que mantém uma organização funcionando”. ”A gerência lida com muitas atividades do dia-a-dia que podem até parecer mundanas. A gerência será responsável pelo planejamento e pesquisa dos objetivos e processos; garantir que as pessoas certas estejam nas posições certas; medir e supervisionar o desempenho; e encontrar soluções quando as coisas correm mal. A gerência também é responsável pela alocação de recursos para concluir as tarefas entre os subordinados. As fontes podem variar de financeiras para tecnológicas, por exemplo. A gerência é uma posição de autoridade, na qual a autoridade geralmente vem da posição. Isso pode ser devido à hierarquia ou à antiguidade da estrutura organizacional. Em essência, a gerência tem subordinados que trabalham para eles e espera-se que sigam o gerenciamento quando se trata de concluir as tarefas.

E quanto a liderança? O Dicionário Oxford define a liderança como ” a ação de liderar um grupo de pessoas ou uma organização, ou a capacidade de fazer isso” . A definição já mostra a principal diferença entre gestão e liderança. Enquanto a gerência falou sobre direcionar o processo para alcançar uma meta, a liderança está mais interessada em como mover um grupo de pessoas em direção a uma meta. Em sua essência, a liderança é sobre influenciar e motivar o grupo específico de pessoas. O líder está preocupado em apoiar a equipe durante o processo e capacitar a equipe, em vez de simplesmente supervisionar que tudo seja feito como planejado anteriormente.