Estratégias de marketing

Os planos de marketing só podem se desenvolver depois que uma empresa determina vários aspectos sobre seu modelo de negócios. Eles devem entender a missão principal da empresa, quais clientes serão alvo e quem são seus concorrentes. Fazer uma auto-análise cuidadosa pode ajudar as empresas emergentes a definir seu lugar no mercado e definir metas realistas. O tipo de empresa que uma empresa se esforça para ser também afetará suas decisões de marketing. Se uma empresa decidir comercializar para clientes profissionais, provavelmente não usará vídeos virais engraçados no Youtube.

Os detalhes do plano dependerão em grande parte da estratégia de marketing específica que uma empresa escolhe. As estratégias de marketing de relacionamento são significativamente diferentes do marketing viral (veja também Marketing de Relacionamento ) . É importante definir em qual tipo de marketing se concentrar e depois concentrar todos os esforços nessa área. Um plano de marketing abrangente ajuda as empresas a manter esse foco enquanto revisam suas estratégias. A maioria dos planos de marketing não cobre mais de um ano de tempo porque as start-ups enfrentam circunstâncias tão incertas, exigindo que as empresas sejam flexíveis e abertas a mudanças rápidas.

Os planos de marketing empresarial baseiam-se em informações de todos os aspectos da empresa – da produção, ao financiamento e ao pessoal. Para ter sucesso, as start-ups devem trabalhar de forma coordenada para usar seus recursos da forma mais eficiente possível. As decisões de marketing devem refletir as circunstâncias do mundo real que a empresa enfrenta.

As métricas de economia usadas para avaliar o plano de marketing devem refletir os objetivos da empresa. Essas metas podem variar de maximizar lucros, alcançar a base de clientes mais ampla e redefinir um mercado específico. Cada objetivo exigirá uma estratégia de marketing diferente e será avaliado em termos diferentes. As empresas emergentes precisam definir metas quantitativas para si mesmas e depois revisar suas estratégias se essas metas não forem cumpridas. Caso contrário, o crescimento é impossível.

Os gerentes de produto são mais comuns em empresas que oferecem vários produtos de varejo. Eles são responsáveis ​​pelo desenvolvimento de produtos novos e existentes com base em pesquisa de mercado e objetivos da empresa.