Pedidos de novas antenas para sinal de celular em São Paulo é alta

Um dos piores problemas para quem precisa fazer uma chamada urgente ou verificar aquela informação valiosa na internet é a falta de sinal ou uma internet precária. No estado de São Paulo, a diferença do sinal vai depender do bairro em que a pessoa está. Ninguém quer precisar de uma função do celular e no momento mais importante ela simplesmente não funcionar.

O sinal do celular fraco é um problema que pode ser entendido através de algumas constatações. De acordo com um estudo da Abrintel (Associação Brasileira da Infraestrutura para Telecomunicações), as falhas de conexão na cidade de São Paulo estão relacionadas com a falta de antenas de transmissão, pois são elas que espalham os sinais da telefonia móvel.

São cerca de 5.600 antenas que estão instaladas na capital paulista, o nome oficial delas é estação de radiolas (ERBs). Em geral uma maior quantidade de antenas estão nas regiões comerciais como Pinheiros (255), Jardim Paulista (261) e Itaim Bibi (400 ERBs). Consequentemente nessas regiões existe um sinal melhor do que nas outras.

Se levado em conta o número de antenas por números de habitantes de uma região, o bairro que mais tem equilíbrio é o da Sé com 112 antenas instaladas, o que daria uma ERB para 193 moradores. O segundo bairro com uma melhor distribuição é o nobre Itaim Bibi, com uma antena para a quantia de 202 habitantes, enquanto em Pinheiros, o terceiro lugar mais bem distribuído possui uma antena para 243 moradores.

O número de residentes que foi pesquisado pela Abrintel se baseia em um censo que foi realizado no ano de 2010, no entanto, é importante considerar que existem pessoas que trabalham no local e que passam todos os dias pela região. Não se pode saber exatamente a média de antenas de habitantes por essa razão.

Apesar da necessidade a cidade de São Paulo é que mais demora para analisar a viabilidade de novas ERB. A demora de um dos pedidos da Abrintel teve aproximadamente cinco anos para ser aprovada. A prefeitura possui mais de mil pedidos aguardando uma resposta, o que vai causando um impedimento no progresso da melhoria dos sinais, o que não são boas notícias para quem precisa.