3 tipos e exemplos de empresas sociais

Os negócios sociais são pensados primeiramente para ajudar a movimentar e economia local. As empresas sociais são fundadas para resolver uma gama de necessidades sociais e muitas vezes variam em seu modelo. Estas são três abordagens comuns, juntamente com alguns dos melhores exemplos de classe de cada modelo.

O MODELO DE INOVAÇÃO: O que é uma empresa social – Solar Sister é um exemplo do The Innovation Model. A Solar Sister é um exemplo de uma empresa que atende diretamente a uma necessidade social por meio de produtos inovadores. A empresa leva tecnologia de energia limpa até mesmo para as comunidades mais remotas da África rural através de uma rede de vendas direta deliberadamente centrada nas mulheres. Outras empresas sociais que fornecem produtos e serviços inovadores para resolver uma questão social: BioLite, Kiva, Banco Grameen, Drink Soma, FairPhone.

O MODELO DE EMPREGO: O que é uma empresa social – a coleção Faire é um exemplo do The Employment Model. A Faire Collection é um exemplo de empreendimento social que serve ao bem comum empregando pessoas desfavorecidas por um salário justo. A empresa contrata artesãos no mundo em desenvolvimento para criar jóias que são vendidas nos mercados internacionais, proporcionando salários dignos e programas sociais holísticos que proporcionam um caminho para sair da pobreza para seus artesãos. Outras empresas sociais que empregam pessoas desfavorecidas para quebrar o ciclo da pobreza: Raven + Lily, Dez mil aldeias, The Giving Keys, Crianças Krochet, Divine Chocolate.

O MODELO DE DEVOLUÇÃO: O que é uma empresa social – o Roma Boots é um exemplo do Modelo de Devolução. A Roma Boots é um exemplo de um terceiro tipo de empresa social que serve o bem comum, devolvendo cada compra feita. Para cada par de Roma Boots vendido, um novo par recheado com material educacional é doado para uma criança necessitada. Este modelo oferece aos consumidores uma medida inspiradora e palpável de seu impacto e, como a Roma gosta de dizer, “Dá a pobreza a bota”. Outras empresas sociais que retribuem todos os produtos comprados: Sackcloth e Ashes, TOMS, Skyline Socks, Projeto 7, Melhor Livros do mundo.